TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória e de grande relevância para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. Este processo de pesquisa articula os conteúdos do curso, as disciplinas e o conhecimento acumulado durante as práticas das disciplinas, com a vivência, experiência, intervenção, coleta de dados e pesquisas desenvolvidas no território quilombola ao longo dos quatro anos de curso.
No curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, o TCC consiste em uma pesquisa individual, que pode ser apresentada nos seguintes formatos: artigo científico, memorial de vida e formação, monografia, produto educacional, projeto de intervenção dialógica educacional e/ou social ou relatos de experiências (de estágio ou outros), submetido a uma banca composta por três docentes.
O conteúdo do TCC deve estar vinculado ao amplo tema da Educação Escolar Quilombola, preferencialmente abordando tópicos identificados pelas disciplinas do currículo e pelos produtos elaborados nas experiências de alternância e formativas ao longo do curso. O desenvolvimento do TCC contará com o apoio de diversas disciplinas oferecidas ao longo do curso, mas será especialmente construído com base nas disciplinas específicas a seguir:
1) Trabalho de conclusão de curso I
2) Trabalho de conclusão de curso II
A orientação dos TCCs é responsabilidade dos professores e colaboradores da Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, embora a participação de convidados externos também seja permitida como (co)orientador, mediante solicitação prévia. A realização e aprovação do TCC são requisitos indispensáveis para a integralização curricular.
A avaliação do TCC será conduzida por uma banca composta pelo professor orientador, que atuará como presidente, e mais dois professores, internos ou externos à universidade, convidados pelo orientador. Na apresentação do trabalho, o aluno terá até 20 minutos, seguidos de 10 minutos para a arguição por cada membro da banca e mais 10 minutos para o aluno responder às perguntas.
Para fins de divulgação, os trabalhos serão encaminhados para avaliação e posteriormente publicados no Repositório da Biblioteca Digital de Monografias da UFSC, acessível a qualquer pessoa, interna ou externa à universidade. Isso promove a ampliação acadêmica e social dos estudos realizados, bem como a ciência e a relevância social nas discussões sobre uma educação antirracista e a segregação racial no Brasil, garantindo o respeito e a preservação cultural das comunidades quilombolas.
| Disciplinas | Horas | Fase |
| Trabalho de conclusão de Curso I | 72 | 7 |
| Trabalho de conclusão de Curso II | 72 | 8 |
| Total | 144 |


